terça-feira, 25 de abril de 2017

Dicas para conhecer o Cânion do Itaimbezinho / Parque Nacional Aparados da Serra

Você sabia que esse lugar maravilhoso fica no Brasil? Então corre pra anotar, porque nós reunimos aqui neste post as principais dicas para visitar o Cânion do Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional Aparados da Serra, na Cidade de Cambará do Sul/RS. 

Parque Nacional Aparados da Serra


O Parque faz divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região contempla uma das maiores belezas naturais do Brasil, com um complexo de cânions e cachoeiras.

A boa notícia é que você não precisa ser necessariamente um trilheiro para conhecer essa beldade da natureza. 

Parque Nacional Aparados da Serra


Ao chegar no Parque Nacional Aparados da Serra, existem duas opções de trilhas para conhecer o Cânion do Itaimbezinho: a trilha do vértice, com aproximadamente 1,4 quilômetros ida e volta; e a trilha do cotovelo, com 6 quilômetros ida e volta. 

Parque Nacional Aparados da Serra

O Parque funciona das 09:00 às 18:00 horas, sendo que a saída para a trilha do cotovelo só é permitida até as 15 horas, para que o visitante tenha tempo hábil para retornar à sede do Parque antes de seu fechamento. Esta é a opção radical para conhecer o cânion, e tem duração de aproximadamente 3 horas. 

Parque Nacional Aparados da Serra


O valor do ingresso para o Parque é de R$17,00, sendo que brasileiros só pagam R$8,00. Quando chegamos ao Parque, fomos informados de que o ingresso não estava sendo cobrado. Nos foi solicitado apenas uma contribuição voluntária para ajudar na conservação do Parque. 

Parque Nacional Aparados da Serra

Se você pretende visitar o Parque, atenção às regras: não é permitido acampar, pernoitar, banhos, animais domésticos e deve-se respeitar os horários para as trilhas. Seguir as recomendações e trilhas demarcadas também é muito importante para que o visitante não se perca. 


Ficou em dúvida de como chegar ao Cânion do Itaimbezinho e à Cidade de Cambará do Sul? 


Nós saímos de Bento Gonçalves rumo a Cambará do Sul, de carro pela Rota do Sol seguindo o waze e deu super certo. Aconselhamos a já começar o destino usando o aplicativo, pois perdemos o sinal de celular na estrada inúmeras vezes, e dessa forma, o aplicativo seguiu funcionando no modo off line.

Parque Nacional Aparados da Serra


Sair de Bento Gonçalves não é o caminho mais rápido, mas fez parte do nosso roteiro pelas Serras Gaúchas. A melhor opção é seguir direto de Porto Alegre até Cambará do Sul.

A porta de entrada no Estado do Rio Grande do Sul com melhor custo benefício aéreo é Porto Alegre. Você pode voar até Porto Alegre e depois seguir de carro por uma via duplicada em excelentes condições de trânsito. Este percurso é lindíssimo, tem aproximadamente 200 km e dura em média umas 3 horas.

Parque Nacional Aparados da Serra

Cambará do Sul possui ainda outras opções de cânions, como o Fortaleza e o Jozafaz. Nós visitamos somente o Cânion do Itaimbezinho, devido à facilidade da trilha. 

Onde se hospedar para conhecer o Parque Nacional Aparados da Serra?


Como a Cidade é bem pequena e rústica, não há muitas opções de hospedagem e restaurantes. Pelas minhas pesquisas no Booking.com, observei que as poucas opções existentes são muito simples. 

Parque Nacional Aparados da Serra

Nós ficamos hospedados no Parador Casa da Montanha Ecovillage, um confortável e sofisticado hotel com selo do Roteiros de Charme, localizado a apenas 8 km da entrada do Parque Nacional Aparados da Serra. 

Parador Casa da Montanha Ecovillage

Para saber mais sobre a nossa experiência no Ecovillage, acesse: 

+ Parador Casa da Montanha Ecovillage: conforto e sofisticação em hospedagem para conhecer o Parque Aparados da Serra


Você pode reservar a sua barraca diretamente com o hotel, basta acessar o site www.paradorcasadamontanha.com.br.

O hotel possui uma proposta diferenciada e oferece cabanas com muito luxo e conforto. Assim fica bem mais fácil acampar né?

Nossa acomodação foi a barraca suíte, uma confortável barraca com banheiro, equipada com ventilador de teto, sofá, telefone, cama queen, tv de tela plana, cafeteira nespresso, frigobar, secador de cabelos, amenities da marca L'Occitane, armários e sofá e um deck com jacuzzi privativa e vista para a maravilhosa natureza no entorno do hotel.

Parque Nacional Aparados da Serra

Se você, como nós, não abre mão do seu conforto durante as viagens, esse hotel foi feito pra você! 

Se você curtiu esse passeio, ajude-nos a divulgar, compartilhando esse post! O Brasil é um país tão rico em belezas, vamos ajudar a divulgar o nosso país! 


➤Leia mais sobre a região das Serras Gaúchas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário