terça-feira, 18 de agosto de 2015

ROTEIRO DE 02 DIAS EM BENTO GONÇALVES/RS - Parte II

Em continuação do ROTEIRO DE 02 DIAS EM BENTO GONÇALVES, descrevo aqui a segunda parte do meu roteiro, com a programação do segundo dia pela Cidade.


Dia 02:


Com o mapa nas mãos, saímos bem cedo para desbravar os CAMINHOS DE PEDRA, em Bento Gonçalves.

Como era segunda feira, alguns estabelecimentos não estavam funcionando, mas mesmo assim o passeio foi produtivo.

Começamos pelos DOCES PREDEBOM, um simplório galpão onde se pode adquirir deliciosos doces caseiros. 


Doces Predebom

Seguimos adiante e chegamos na CASA DO TOMATE, uma casa rústica que conserva a tradição dos antepassados, fabricando produtos à base de tomate. 



Casa do Tomate


Geleias, temperos, biscoitos, doces, refrigerantes ( que eles chamam de gasosa) e até cerveja. Experimentei a gasosa e, particularmente, não me foi de sabor muito agradável. rs Mas, ao menos inusitado e valeu a experiência. A visitação com direito a explicação acerca da trajetória da família na chegada a Bento Gonçalves tem um custo de R$2,00 por pessoa.


Casa do Tomate


Tive a oportunidade de rever o RESTAURANTE NONA LUDIA, onde almocei em 2006, primeira vez que fiz esse roteiro. Os caminhos de pedra agora são bem asfaltados e sinalizados e eu quase não reconheci o local, se não fosse essa diferente árvore, acho que teria passado despercebido. 


Restaurante Nona Ludia

O restaurante estava fechado, mas me lembro como se fosse hoje como a comida era saborosa... Vale a indicação!


Restaurante Nona Ludia


Passamos ainda para conhecer a CASA DAS MASSAS E ARTESANATO, lojinha de massas, tortas e biscoitos. Biscoitinhos deliciosos, pena que em virtude do feriadão as prateleiras estavam saqueadas!!! 

Casa das Massas e Artesanato


Continuamos o passeio em clima de 'Toscana Brasileira' com uma paradinha na CASA DA OVELHA (PARQUE DA OVELHA)


Casa da Ovelha


Lá é possível fazer uma visitação guiada, acompanhando o processo de condução das ovelhinhas pelo cão border collie. Eu acho muito interessante para todas as idades. O custo da visitação é de R$20,00 para adultos, e crianças e idosos pagam meia. No final ainda tem uma explanação sobre a fabricação de queijos e do iogurte artesanal com direito a tão amada degustação. Os queijos da Casa da Ovelha são deliciosos e distribuídos para várias redes de supermercados em todo o Brasil.


A lojinha com produtos de fabricação própria é imperdível também para todas as idades. Uma fofura!!!

Casa da Ovelha


Chegada a hora do almoço, o eleito da vez foi o RESTAURANTE CASA VANNI. Decoração charmosa e comida saborosa a um preço justo. Saímos encantadas com a atmosfera do lugar. Experimentei o risoto de copa e uma colheradinha do risoto de cogumelos. Comida muito saborosa., mas isso já é assunto para um outro post...

Casa Vanni


E, para fazer a digestão... Seguimos para a VINÍCOLA SALVATI & SIRENA. Uma pequena vinícola familiar, onde os vinhos e sucos ainda são fabricados artesanalmente. Um charme! E como turista não resiste a uma foto jacu...

Vinícola Salvati & Sirena


Finalizamos o passeio com a visita na CASA DA ERVA MATE e seguimos em direção á Garibaldi para conhecer a Vinícola Chandon.

Casa da Erva Mate


VINÍCOLA CHANDON fica localizada em Garibaldi, bem na Estrada principal e é muito fácil de achar. A visitação à vinícola precisa ser agendada previamente (pode ser por e-mail) e é gratuita com direito a degustação. Mas, caso você não tenha agendado, é possível ter acesso ao varejo da empresa numa lojinha bem fofa, também com direito a umas provinhas para escolher o que levar.

Vinícola Chandon


Eu fiz o tour guiado em 2006 e não repeti dessa vez, apenas fiz um pit stop na lojinha e saboreei um espumante rosé passion no terraço do bar. Nada mal né?!? Na próxima visita pretendo repetir a visitação guiada.

Saímos da Chandon e seguimos para a VINÍCOLA GARIBALDI, no Centro da Cidade de Garibaldi. A visitação guiada acontece no interior da fábrica, é bem rapidinha e é finalizada com uma degustação dos produtos apresentados. 

Vinícola Garibaldi

Conheci na degustação o espumante moscatel, que passou a ser o meu espumante queridinho nacional! Garanti logo algumas garrafas para caso de não encontrar no Rio, mas fui informada de que a vinícola vende pela internet e entrega em todo o Brasil. O problema é o frete que muitas vezes não compensa...

Vinícola Garibaldi

Com a mala repleta de gostosuras e cada vez mais pesada, me despedi do enoturismo e segui rumo ao aeroporto de Porto Alegre já com vontade de voltar.


Vinícola Garibaldi

Todos os valores mencionados fazem referência ao mês de junho de 2015 e, dei preferência por um roteiro econômico, com maior enfoque nas vinícolas com visitação gratuita na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário