segunda-feira, 27 de março de 2017

Bondinhos Aéreos Parques da Serra: a melhor vista da Cascata do Caracol em Canela

A região das Serras Gaúchas com suas lindas paisagens é um destino queridinho do 'Nécessaire na Mala'.

Em nossa última visita à região, retornamos à Cascata do Caracol, em Canela, só que desta vez sob uma nova ótica, a dos Bondinhos Aéreos Parques da Serra.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Os Bondinhos Aéreos Parques da Serra estão situados a aproximadamente 500 metros após a entrada do Parque Caracol, de onde também se possui uma bela vista da Cascata de mesmo nome. 

Nós já estivemos no Parque do Caracol, e foi de lá que avistamos a Cascata do Caracol pela primeira vez. 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

É no Parque do Caracol que existe a famosa escadaria para se chegar bem perto da Cascata. Tivemos a informação de que atualmente (março/2017), a escadaria está interditada, só se podendo avistar a Cascata através do mirante.

Você deve estar se perguntando, mas qual a diferença entre o Parque do Caracol e o Parque da Serra, se a partir de ambos é possível avistar a Cascata do Caracol?


O diferencial não está na vista, e sim em como se tem essa vista. 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

O Parque da Serra dispõe de 12 Bondinhos Aéreos, de onde se tem uma das mais belas experiências com a natureza na região.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Os Bondinhos Aéreos são cabines envidraçadas fechadas, com capacidade para até 08 pessoas, que percorrem um trajeto de 840 metros e de onde se tem a mais bela vista da Cascata do Caracol.

O Parque conta com três estações: Estação Central, Estação Animal e Estação Cascata.

A Estação Central, onde ingressamos no bondinho, é a área de embarque e desembarque. O espaço dispõe de área de alimentação, sanitários, lojas de souvenirs e um mirante com 60 metros de altura. É no entorno da Estação Central que existe o estacionamento, facilitando o acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Assim que embarcamos no bondinho, subimos 130 metros em direção contrária à Cascata, e desembarcamos na Estação Animal, um espaço com trilhas de aproximadamente 200 metros por dentre a vegetação, com identificação das árvores ali existentes, e mais um belíssimo mirante.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

A Estação Animal também conta com o Espaço das Esculturas que Falam, uma exposição interativa do artista plástico Masaharo Hata com cerca de 85 peças de madeira, que reproduzem a aparência e sons dos animais.

Embarcamos novamente no bondinho até a cereja do bolo: a Estação Cascata, de onde pudemos contemplar a beleza da Cascata do Caracol a partir de um mirante com visão frontal da queda de 131 metros de altura.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

A Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. O Rio que deságua na Cascata, visto de cima, possui o formato de um Caracol, o que deu origem ao nome da Cascata.


➤Bondinhos Aéreos pra quem tem medo de altura:


Quem acompanha o 'Nécessaire na Mala' sabe que eu tenho pavor de altura! 

Cheguei muito tensa ao Parque, até verificar com meus próprios olhos como funcionava toda a estrutura dos Bondinhos Aéreos. O embarque/desembarque é realizado com muita segurança, os visitantes estão sempre monitorados por funcionários, e a estrutura é bem firme, não balançando muito durante o percurso. 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Então, se você também morre de medo de altura, não se preocupe. No início você se sentirá um pouco inseguro ( eu também me senti), mas assim que se deparar com tamanha beleza da Cascata, esquecerá o medo  e conquistará segurança para contemplar aquele belo espetáculo da natureza.

➤Funcionamento e Valores:


O Parque funciona todos os dias da semana, das 09:00 hs às 17:00 hs. 

O ingresso que dá acesso ao Parque tem valor de R$42,00 para adultos*, com direito ao estacionamento. Crianças de 06 a 12 anos e idosos pagam metade do valor, e crianças até 05 anos não precisam pagar ingresso.

* os valores fazem referência ao mês de março/2017. Confira os valores atualizados no site da atração antes de sua visita.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

A visita ao Parque da Serra e aos Bondinhos Aéreos foi uma grata surpresa. Até o momento do embarque, eu não tinha a certeza de que completaria o percurso, em virtude do medo de altura. Mas, como disse anteriormente, me senti muito segura, e não poderia deixar de passar aqui a minha experiência. 

Eu sei que pra quem tem medo de altura, dá um calafrio só de pensar em embarcar num bondinho. Mas a visita foi muito tranquila e maravilhosa, e eu me arrependeria pelo resto da vida se não tivesse encarado e vivenciado esta experiência. O medo foi bem pouquinho e só no início. 

E a beleza da visita à Cascata ? Ah! Essa foi muito maior e sensacional!!!!

Bondinhos Aéreos Parques da Serra


Nenhum comentário:

Postar um comentário