quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Restaurante O Paparico - Dica de onde comer bem na Cidade do Porto - Portugal

"Restaurante O Paparico... Carícia, mimo, presente dedicado a pessoa querida, iguaria saborosa, guloseima"

Não é segredo pra ninguém que a culinária portuguesa é excepcional e que os patrícios são mestres na arte de servir bem. Mas, o que eu ainda não havia descoberto era que um simples jantar poderia significar um afago na alma. Sim, foi assim que me senti num delicioso jantar no RESTAURANTE O PAPARICO, na Cidade do Porto, em Portugal.

Restaurante o Paparico - Foto: Nécessaire na Mala

O restaurante está localizado numa movimentada rua, em uma casa fechada. Não há fachadas, nem letreiros luminosos, o cliente chega, toca a campainha e é logo ali, na porta, onde começa a entender o por quê do nome O Paparico.

Não se faz ideia do que encontraremos por detrás daquela porta, mas deixo a surpresa a todos que ainda conhecerão...

No folder do restaurante, uma breve e perfeita descrição:

"Expressamos no nome aquilo que nos vai na alma! Um serviço dedicado e uma comida saborosa, e é na simplicidade destas ideias que assenta o nosso trabalho.

O Paparico é um restaurante de cariz português, tanto na hospitalidade e serviço, como na gastronomia. Oferecemos, a quem nos visita, uma experiência autêntica onde propomos um regresso as origens, totalmente inspirado na tradição, mas refinado pela reflexão, paixão e rigor profissional, o que resulta num lugar com uma atmosfera única."

Fomos carinhosamente recebidos num restaurante a portas fechadas, com funcionamento mediante reserva, em um ambiente informal e aconchegante.

Restaurante o Paparico - Foto: Nécessaire na Mala

Para aguardar a mesa? Água aromatizada de citronela e um inesquecível coquetel de mel, figo e tequila com crocante de avelã. Caso prefira, esse maravilhoso coquetel pode ser servido também na versão sem álcool, e foi essa a nossa opção.

Ficamos por longos minutos ali, sem pressa, relaxando com nosso coquetel e degustando snacks com especiarias portuguesas...

Em seguida fomos conduzidos à mesa no salão principal. Poucas mesas, um clima intimista e descontraído já nos conquistaram num primeiro olhar. O restaurante é uma graça e a decoração rústica lusitana nos chamou atenção.

Restaurante o Paparico - Foto: Nécessaire na Mala

Como entrada escolhemos Queijo de Azeitão DOP, Fuai com Porto, biscoito de erva doce e salada de polvo com azeite, cebola e coentros

Entradas muito saborosas e bem apresentadas, com destaque para o queijo Dop, que foi o meu queridinho nessa passagem pelo Porto. Imperdível!!!

Com uma extensa seleção no cardápio, tivemos um pouco de dificuldade em escolher o prato principal. Até que me deparei com o prato sendo servido na mesa vizinha: Polvo da Costa Grelhado! Não tivemos dúvidas e seguimos a dica.

Restaurante o Paparico - Foto: Nécessaire na Mala

Suculentos tentáculos de polvo, tenros e bem temperados que servem bem duas pessoas, acompanhado de batatas novas, Cebolinhas e Tomate Cereja em Vinho do Porto. Maravilhoso!!!

Como pré sobremesa, bananas com chantilly e petazetas que estalam na boca. Eu, particularmente, adoro essa proposta de pré sobremesa. Pequenas porções e grandes sabores. Sem contar a inusitada experiência de comer sentindo o estalar das petazetas...

E o grand finale foi de comer rezando: os tradicionais doces portugueses. Escolhemos o queijo da serra da estrela com doce de abóbora. Tenho dúvidas de como sobreviverei longe desse queijo ao voltar ao Brasil...

Restaurante o Paparico - Foto: Nécessaire na Mala

A outra sobremesa escolhida da mesa foi Toucinho do céu com gelado. Divino! Reconhecidamente minha sobremesa preferida em Portugal, um doce feito a base de ovos e açúcar.

O restaurante tem um clima muito aconchegante e, naturalmente, nos sentimos em casa durante o jantar. Todos os atendentes são extremamente solícitos e gentis e a alegria do lugar é contagiante.

O restaurante funciona de segunda a sábado para o jantar, no horário de 19:30 as 22:30 horas e as reservas podem ser realizadas através de e-mail ou telefone.

Para chegar ao restaurante, eu peguei um táxi na Ribeira, que custou o valor de apenas 8 euros, mas dá para chegar de metrô (Estação dos Combatentes) ou ônibus 701, 702, 703. Na volta o restaurante solicitou gentilmente um táxi para nos levar.

RESTAURANTE O PAPARICO
Rua de Costa Cabral, 2343
4200 Porto | Portugal
e-mail: geral@opaparico.com
Tel: +351 225 400 548
Como chegar: Metrô Estação dos Combatentes.