segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Roteiro Gastronômico: 5 restaurantes imperdíveis em Paraty!!!

Que eu sou muito chegada numa boa gastronomia, todo mundo sabe. Mas que Paraty tem um dos melhores circuitos gastronômicos das Cidades litorâneas do Rio ainda é surpresa pra muita gente. 

Paraty - Centro Histórico

Engana-se quem pensa que Paraty vive só de praias. A Cidade reúne o que há de melhor da boa culinária contemporânea para aqueles que, como eu, gostam de praia, mas que não sobrevivem sem um bom roteiro gourmet por perto...

Reuni algumas experiências gastronômicas na Cidade, e montei um mini guia com o TOP 5 DE RESTAURANTES IMPERDÍVEIS EM PARATY.


RESTAURANTE BANANA DA TERRA:

Sem sombra de dúvidas meu primeiro amor na Cidade. Foi lá que dei o pontapé inicial dessa farra gastronômica.

Restaurante Banana da Terra

Experimentei os Camarões ao creme fresco e vinho do Porto com arroz de castanha de caju. Espetacular!

Restaurante Banana da Terra

O restaurante oferece uma extensa carta de vinhos para harmonização com os pratos e alguns drinks.

De entrada provei os tão bem falados bolinhos de queijo defumado com paçoca de banana e bacon e geléia de pimenta. Descobri in loco o por quê de tamanha boa fama! 

Os famosos bolinhos de queijo do Banana da Terra

Confesso que no início torci o nariz para a combinação, mas quando provei, todos os meus preconceitos do gênero nunca-comi-mas-não-gosto caíram por terra. E meu coração se rendeu aos encantos do bolinho de banana da terra... Haha Trocadilho infame, mas os bolinhos estão entre os preferidos no swarm não é à toa. Simplesmente divinos!

Restaurante Banana da Terra

O Banana da Terra não faz parte do Guia Eat in Rio de 2015.

Como encontrar: Rua Dr. Samuel Costa, 198 - Centro Histórico
(24) 3371-1725


RESTAURANTE BARTHOLOMEU:

Comida boa e ambiente muito agradável, com música ao vivo à noite.

Restaurante Bartholomeu
Estive por duas vezes no restaurante, para o almoço e para o jantar, e o os pratos demoraram um pouco a serem servidos nas duas oportunidades. Ainda bem que os pratos superaram minhas expectativas nas duas vezes, assim valeu a espera. 

Fachada do charmoso Restaurante Bartholomeu

Restaurante Bartholomeu

Na primeira oportunidade, experimentei um prato com berinjela e vôngoles e, apesar de não ser muito fã de berinjela, gostei. Já na segunda vez, provei o risoto de arroz negro com polvo e lula. Que me perdoem as berinjelas, mas o risoto de arroz negro é de comer rezando... Perfeito! Segui a  sugestão do Chef e fui feliz na escolha. 

Risoto de arroz negro com polvo e lula
Provei ainda ( juro que foi só uma provinha pra poder contar aqui ) a moqueca de peixe com banana da terra e camarões, que acompanha arroz, pirão e farofa de banana. Gostei muitíssimo, com destaque para a farofa de banana, que mais uma vez ofereci resistência, e tive que dar o braço a torcer. A combinação de sabores é divina! E já penso em retornar ao Bartholomeu para comer um prato inteirinho de moqueca... 

Moqueca de peixe com banana da terra e camarões

Outro diferencial do restaurante é a opção de pratos vegetarianos, sob consulta.

O Bartholomeu faz parte do Guia Eat in Rio de 2015.

Como encontrar: Rua Dr. Samuel Costa, 176 e Rua Marechal Deodoro s/n - Centro Histórico
(24) 3371-5032


MARGARIDA CAFÉ:

Em eterno clima de festa, o Margarida Café tem um amplo salão com música ao vivo.

Estive no restaurante para o almoço e tive a grata surpresa de ver um cardápio especial com especiais do dia (entrada e prato principal), nas opções de carne ou peixe, com preços bem mais amigos do que aqueles praticados no cardápio.

Escolhi um escalope de perinha ao molho poivre, acompanhado de batatas coradas a provençal e, como entrada, salada verde com torre de palmito e molho de maracujá. O prato tinha uma bela apresentação e estava muito gostoso.

Escalope de perinha ao molho poivre com batatas a provençal

Salada verde com torre de palmito e molho de maracujá
O serviço eu achei um pouco demorado, com algumas pequenas falhas, como pratos trocados entre as mesas...rs Acredito que devido ao intenso movimento da casa na ocasião. Sim, o restaurante vive lotado.

Eu ainda não estava encantada com o restaurante, até que pedi a sobremesa. Banana com açafrão (oi? Você leu isso mesmo, açafrão na sobremesa), com calda quente, cravos e leite de coco, tudo isso flambado na cachaça. Achei interessante quando vi no cardápio e escolhi. O que eu não imaginava é que todo esse processo seria feito ali, na minha frente, na mesa! Espetacular!!!! Tomei um sustinho com aquele fogaréu todo, mas curti muito. E o sabor?!? Ave Maria... Acho que nunca comi uma sobremesa tão boa na minha vida. E olha que ela não tem aquela cara bonita de impressionar... Mas pode confiar, porque o sabor é dos Deuses!!!

O grand finale: Banana flambada
O Margarida Café faz parte do Guia Eat in Rio de 2015.

Como encontrar: Praça Macedo Soares, s/n - Centro Histórico


BISTRÔ CASA DO FOGO:

Os pratos do Bistrô são preparados com um detalhe muito interessante: são flambados na legítima cachaça paratiense! Só pela originalidade já me instigou a conhecer, até que um dia tive a oportunidade de jantar no restaurante. Serviço rápido e eficiente, com uma agradável música ao vivo no jantar.

Fachada do delicioso Bistrô Casa do Fogo

De entrada experimentei o carpaccio de palmito pupunha com torradas. Leve e muito saboroso. 

Palmito pupunha com torradas
Mas o que me ganhou mesmo no Casa do Fogo foi a Paella Brasil. Em meio aos ingredientes tradicionais da Paella são acrescentadas frutas tropicais como banana e carambola. 

Magnífica Paella Brasil!

Mais uma vez tive resistência na hora da escolha, mas fechei os olhos e segui a recomendação da Leila, proprietária do restaurante, que recebe pessoalmente seus clientes, explicando em detalhes sobre a preparação dos pratos.

Dica perfeita!!! Prato farto, leve e delicioso!!! O sabor das frutas flambadas associado ao sabor dos frutos do mar é uma combinação perfeita. Não sei como ninguém tinha pensado nisso antes. Merece palmas de pé.

O Bistrô Casa do Fogo faz parte do Guia Eat in Rio de 2015.

Como encontrar: Rua Comendador José Luiz, 390 - Centro Histórico


QUINTAL DAS LETRAS:

Esse é o restaurante da badalada Pousada Literária. Recomendado pelo site TripAdvisor como o Restaurante nº 5 dentre 840 restaurantes, o Quintal das Letras já me ganhou pelo atendimento. Assim que chegamos para o almoço nos foi servido um gaspacho como cortesia da casa. Geladinho e bem temperado, foi um mimo refrescante na espera do almoço.

Restaurante Quintal das Letras
Como prato principal experimentei o Bacalhau pensado na cama (batatas ao murro, pimentões e azeitonas de duas cores, alho laminado e azeite) e o Mexidinho do mar (camarões, lulas e polvo com risoto de arroz negro, cubinhos de tomate e palmito pupunha). Seguramente no Quintal das Letras foi o lugar que comi o melhor risoto de arroz negro na vida! 

Mexidinho do mar

Bacalhau pensado na cama
Os pratos foram servidos rapidamente e na temperatura ideal para degustação. O atendimento do restaurante é impecável e o ambiente climatizado era tudo o que esperávamos para fugir por alguns instantes do calor paratiense.

Fachada do elegante Quintal das Letras
Uma selecionada carta de vinhos está disponível para harmonização e o cuidado com o cliente é percebido  quando a Chef Cláudia Mascarenhas se dirige carinhosamente em cada mesa pra saber se estamos satisfeitos com o pedido. Impossível não dar nota dez!

Restaurante Quintal das Letras
O Restaurante Quintal das Letras faz parte do Guia Eat in Rio de 2015.

Como encontrar: Rua do Comércio, 58 - Centro Histórico
(24)3371-2616


SIM, O TOP 5 TEM 6 RESTAURANTES... HAHA

Bem, como o nome do post sugere, a ideia inicial era reunir os cinco restaurantes que mais me encantaram em Paraty para poder indicar para vocês. Mas... Depois que finalizei o guia - com muito custo, porque Paraty está repleta de restaurantes maravilhosos e foi quase impossível selecionar apenas cinco - conheci o LE CASTELLET! Então peço licença a vocês, queridos leitores, para incluir essa sexta maravilha ao nosso Top 5!

O Le Castellet é um cantinho de Paris em Paraty... Descobri o restaurante por acaso, porque ele fica quase em frente ao Teatro Espaço, e foi uma feliz surpresa!!! 

Le Castellet
Me senti numa verdadeira boulangerie parisiense e não podia deixar de citá-lo aqui para vocês... 

Charme da decoração no Le Castellet
Recomendo o crepe sucrée de doce de leite com sorvete. Uma perfeição! 

Crepe sucrée de doce de leite com sorvete
Com decoração parisiense e todo o charme das patisseries, o Le Castellet tem seu cardápio fixado em lousas na parede e serve brioches e madeleines. Suspirei e me senti na belle epoque em Paris...

Le Castellet
O Le Castellet não faz parte do Guia Eat in Rio de 2015.

Como encontrar: Rua Dona Geralda, 44 - Centro Histórico
(24) 3371-1944


Se você gostou deste post, também poderá se interessar por:

- Dica de hospedagem em Paraty - POUSADA CASA DE PARATY!

- Roteiro Gastronômico: 5 restaurantes imperdíveis em Paraty!

- Dicas de Restaurantes em Teresópolis: Teresópolis conquista cada vez mais turistas pela boa mesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário