terça-feira, 28 de abril de 2015

Chapada dos Veadeiros - O que você precisa saber antes de viajar...

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica localizado ao norte do Estado de Goiás, próximo ao Vilarejo de São Jorge, na Cidade de Alto Paraíso, a aproximadamente 230 km da Cidade de Brasília, onde fica localizado o aeroporto mais próximo. 



Além das atrações do Parque, existem diversas cachoeiras espalhadas pelos arredores, garantindo a diversão dos amantes do ecoturismo.

A Cidade de Alto Paraíso está localizada sob uma imensa placa de quartzo de 4000 metros e é cortada pelo Paralelo 14, que também atravessa a Cidade de Machu Picchu, no Peru. E é essa vibe que atrai milhares de esotéricos em busca da boa energia do local. 

Reza a lenda que a Cidade é constantemente "visitada' por seres extraterrestres (sim, o povo lá leva isso a sério) e por todos os locais, encontra-se referência ao mundo alienígena e ao esoterismo... 

Prepare-se, a aventura está só começando!


COMO CHEGAR:

Para se chegar até a Cidade de Alto Paraíso, a melhor opção é seguir até o aeroporto de Brasília (230 km) e de lá alugar um carro até a região, seguindo pela BR-020.

Outra opção é seguir nos ônibus da empresa Real Expresso, que fazem o trajeto Brasília -Alto Paraíso em dois horários - 10hs e 21hs - partindo do terminal rodoviário, que dista 15 km do aeroporto de Brasília. 

Mas atenção, porque no trajeto de volta os ônibus partem de Alto Paraíso sentido Brasília às 03hs e 14hs, e por lá não há muita regularidade nos horários... Rs




ONDE SE HOSPEDAR:

Para visitar o Parque e a região, optei por ficar hospedada na Cidade de Alto Paraíso, que apesar de ser um município pequeno, composto de 6500 habitantes, é onde se encontra a melhor infraestrutura de comércio (oi?), bancos (Banco do Brasil e Itaú somente) e restaurantes.

O escolhido foi o HOTEL, RESTAURANTE E SPA TAPINDARÉ, em Alto Paraíso. A localização bem na rua principal da Cidade e o conforto foram os determinantes para minha escolha. Se você procura pela simplicidade da Chapada dos Veadeiros e pelas comodidades de um spa, esse certamente é o seu lugar...  

Clique aqui para ler o post completo sobre minha hospedagem.


QUANDO IR:

Estive em Alto Paraíso no mês de março e choveu torrencialmente durante os cinco dias em que passei por lá (#garotadesorte!). Apesar de previsões climáticas a meu favor, a chuva deu o ar da sua graça e fechou o verão, como bem canta Tom Jobim.

Os moradores da Cidade me informaram que chove em todos os meses que tem "R" no nome, sendo a época ideal para visitar a Cidade os meses de maio, junho, julho e agosto. Mas, apesar da chuva, e de algumas cachoeiras fechadas pelo risco de tromba d'água em virtude da chuva, os passeios na Chapada são indicados em todos os meses do ano.



ATENÇÃO: caso exista o risco de chuvas no período de sua hospedagem, opte por um hotel confortável e com alguma atração, porque a Cidade não possui absolutamente nenhuma alternativa de lazer além do -maravilhoso- ecoturismo. Estou até hoje agradecendo aos céus a escolha do Hotel Tapindaré com piscina coberta, sala de tv/dvd e spa... Não achei de todo ruim deixar de andar feito um camelo, pulando pedra - aventureira #sqn- para relaxar com uma massagem no spa. Hahaha


COMO SE LOCOMOVER NA REGIÃO:

Tomei um baita susto quando cheguei em Alto Paraíso e descobri que não circula ônibus na Cidade!!! Ok, eu sabia que era uma Cidade pequena, com pouca infra e tal, mas não circular ônibus foi um baque! 

Dito isso, concluí que a forma mais fácil de se locomover na região é com carro alugado. E quero deixar claro que o carro tem que vir com você de Brasília...rs 



Lá em Alto Paraíso até existe um aluguel de carro, mas as coisas são um pouco truncadas por lá e nós nem descobrimos onde era esse local para poder indicar aqui.

Além de não circular ônibus, também não existem táxis (desses amarelinhos como tem aqui no Rio #yellowcabsfeelings) por lá. Alguns moradores locais, que conhecem bem a região, fazem as vezes de táxi em veículos em nem tão bom estado de conservação assim...rs

Outra boa opção de locomoção na Cidade é com guias locais, mas como o transporte é bem precário, eles abusam um pouco no preço. 

Momento desabafo: aluguei um carro -novo- com a Avis em Brasília, tudo bonitinho como manda o figurino, mas o bendito enguiçou. Então não tive outra opção a não ser devolver o possante e me utilizar dos serviços de "táxi" e guias da região. 

Fui de "táxi" (com o Rick) do Hotel, no Centro de Alto Paraíso, até Loquinhas e voltei por R$ 60,00. Considerando a ínfima distância e o estado do possante (sério, com risco de tétano rs), esse valor foi um assalto. Mas me informei direitinho e vi que esse é o preço praticado por todos os "taxistas" no local. 

Li no Blog Viagens Cinematográficas (super indico a leitura, me inspirei muuuito nesse post perfeito da Chapada) sobre o estado de conservação dos carros, mas esqueci de perguntar quando liguei e caí feito um pato!!! Rs Mais uma pra minha lista de roubadas de viagem!!!



Fiz também um passeio com o guia Flávio -  (62) 9923-0391 - para o Vale da Lua, Almécegas e Fazenda São Bento, com direito a parada para almoçar a famosa matula no Rancho do Waldomiro por R$ 180,00. O carro era novo, o guia super atencioso nos acompanhou e fotografou durante todo o passeio. Foi carinho, mas valeu muito à pena.


INFORMAÇÕES TURÍSTICAS /CAT:

Quando estava pesquisando a viagem, li que o povo de Alto Paraíso e São Jorge é bem tranquilo, e que nós, que estamos acostumados com a agitação dos grandes centros urbanos, estranhamos um pouco o 'chapada way of life'... Rs 

CAT em São Jorge

Mas o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Alto Paraíso supera todos os índices de leseira do planeta!!! (rindo alto) Tentei informações duas vezes por lá, desisti e recorri à internet. Também tinha lido isso no Blog Viagens Cinematográficas, mas não sei por que não levei a sério...rs Enfim, não deve ser à toa que lá no Blog eles apelidaram de Centro de Autoatendimento do Turista!

CAT em Alto Paraíso

A dica é chegar à Veadeiros com tudo planejado e bem programado. Assim você só terá diversão.





Acompanhe-nos por aqui, que logo logo vem mais post da Chapada...



Se você gostou deste post, também poderá se interessar por:

- Dica de hospedagem em Paraty - POUSADA CASA DE PARATY!

- Dicas de Restaurantes em Teresópolis: Teresópolis conquista cada vez mais turistas pela boa mesa!

- Dica de hospedagem no Parque da Serra dos Órgãos (sede Petrópolis): POUSADA PARAÍSO AÇU!



Nenhum comentário:

Postar um comentário