domingo, 5 de abril de 2015

Gastronomia: Teresópolis conquista cada vez mais turistas pela boa mesa! Dicas de onde comer bem na Cidade...



Além dos tradicionais passeios turísticos, Teresópolis encanta a todos pela gastronomia de altíssima qualidade. 


Dedo de Deus

Chamou-me atenção a influência de diversas culturas gastronômicas internacionais espalhadas pela Cidade. A Cidade possui restaurantes de origem alemã, italiana, russa, portuguesa, francesa, fora os inúmeros restaurantes maravilhosos prestigiando nossa cultura nacional. Definitivamente Teresópolis conquista seus visitantes também pela boa mesa.

Tive a oportunidade de conhecer alguns dos mais recomendados restaurantes da região e posso garantir que Teresópolis sabe como agradar seus turistas. Dei um "giro" pela Europa ali mesmo em Teresópolis e reuni tudo aqui para vocês. Tem opções para todos os gostos. E vocês, tem fome de quê?


RESTAURANTE MANJERICÃO:

Estive no restaurante para experimentar as famosas pizzas preparadas com água mineral e assadas no forno à lenha, mas tive a grata surpresa de descobrir que nem só de pizzas vive a boa fama do Manjericão.

Restaurante Manjericão

Restaurante Manjericão

A proposta vegetariana me assustou um pouco no princípio, mas, às vezes, abrir o coração para novos sabores pode ser uma surpresa espetacular! 


Como entrada, o tradicional couvert com pães caseiros, manteiga e pastinhas ( de cenoura e de berinjela) e uma deliciosa - se não a melhor - massa branca temperada com parmesão e azeite extra virgem. 



Além das tradicionais pizzas e massas, o restaurante também oferece uma seleção de caldos quentinhos para aquecer as noites frias da Cidade. Experimentei as três opções disponíveis naquela noite: creme de cebola, abóbora vermelha com maçã verde regada ao vinho e creme de palmito


Todos muito bem preparados, mas minha predileção recaiu sobre o creme de palmito. Ma-ra-vi-lho-so!

Em seguida, experimentei as tradicionais - e divinas - pizzas nos sabores Manjericão, com molho pesto, manjericão, nozes, azeite, parmesão e um toque de creme de leite e Olívia, com pesto de azeitonas pretas sobre fatias de tomate e lascas de muzzarela de búfala com folhas de manjericão. Adorei as pizzas!!! Mas lamentei não ter conseguido provar todos os sabores. #gordinhafeelings


Finalizei meu "jantar" com o grand finale: aS sobremesaS!!! Sim, eu não consegui me decidir e acabei escolhendo duas das sobremesas oferecidas no cardápio. Suprema de Abacaxi, um creme supremo, suspiros picados, pedaços de abacaxi, chantilly e calda de caramelo. Divina!!! E doce de banana caramelada com sorvete de creme


Eu tenho um amor verdadeiro por sobremesas de banana caramelada, mas a de abacaxi é simplesmente perfeita!!!! 


Outra lástima foi ter vindo embora sem ter experimentado as opções de pizza doce. E olha quem passou por mim no salão?!


As vezes uma imagem diz mais que mil palavras...


RESTAURANTE MANJERICÃO:
Rua Flávio Bortoluzi de Souza, 314 - Alto 
Teresópolis/RJ


CANTINA É VERO:

Fomos recebidos pela belíssima Cantina é vero, no complexo Viva Itália, para um almoço de sábado. Ambiente bem decorado, remontando uma verdadeira Cantina no interior da Itália.

Viva Itália

Cantina É Vero

O complexo Viva Itália é uma vila italiana composta pela Cantina é vero, onde almoçamos, pela Doce encanto, sorveteria e pelo Mercado Pastifício, onde são vendidos os produtos de fabricação local. O complexo funciona diariamente, no horário do almoço e jantar.




O restaurante estava bem cheio, mas isso não comprometeu a excelência no atendimento. Rapidamente fomos conduzidos a uma mesa e atendidos por um garçom, que nos explicou o funcionamento da casa e colheu nossos pedidos.


Como uma boa cantina italiana, a casa oferece como entrada um buffet por peso com pães, pastas, frios e queijos. 


Achei a ideia muito interessante também para quem procura um lugar para saborear um bom vinho acompanhado de tira gostos. 


Frios de qualidade e sabor incomparáveis. Encantei-me pelo presunto de parma e pelo grana padano. Depois de me deliciar nesse buffet, difícil foi ter apetite para o prato principal. Se for para o almoço, aprecie o buffet com moderação, porque o melhor ainda está por vir...


Além do buffet por peso, o restaurante oferece ainda no cardápio entradas quentes. Todas as massas da Cantina são frescas e de fabricação própria. Mas, como não como nenhuma espécie de macarrão, optei por gnocchi. Além das opções de massas tradicionais, existem opções de carnes, frangos, peixes e frutos do mar.


Como prato principal escolhi o gnocchi de batata ao sugo de pomodoro acompanhado de uma porção de fonduta de três queijos


Simplesmente divino. Recomendo. Acredito que uma imagem diz mais que mil palavras...



CANTINA É VERO:
Avenida Oliveira Botelho, 617 - Alto 
Teresópolis/RJ
(21) 2642-0548/ 2642-4618
www.vivaitaliatere.com.br


CAMPONESA DA BEIRA:

Conheci o restaurante através de pesquisas na internet, vi boas recomendações em alguns blogs e resolvi conhecer o tradicional restaurante português em Teresópolis. 

Localizado numa pequena portinha, bem no Centro da Cidade, o restaurante conserva decoração tradicional lusitana muito charmosa. 


Fomos recebidos com muita gentileza pela atendente, que nos recomendou bolinhos de bacalhau como entrada. Os bolinhos de bacalhau estavam saborosos, mas havia um senão, eles já estavam fritos em uma estufa. Apesar de estarem quentes e saborosos, sobretudo com um fio de azeite extra virgem, eu preferia que eles fossem servidos fritos na hora.


Como prato principal optamos pelo Bacalhau à Lagareiro. Achei muito simpático da parte da atendente sugerir que pedíssemos apenas meia porção, que seria suficiente para duas pessoas, o que realmente é verdade. Os pratos no Camponesa da Beira são super bem servidos.

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau chegou à mesa com uma boa apresentação e bem saboroso. Porém... Algumas das postas estavam repletas de espinhas, o que nos impossibilitou de comer o prato inteiro. 




Ao chamar a atendente para relatar o ocorrido, o tratamento tão gentil de outrora foi substituído por um tom nem tão ameno, o que foi bastante desconfortante...

Vocês devem estar se perguntando: e por que você incluiu este restaurante nessa matéria??? Aí vai a resposta... Apesar de não ter ficado satisfeita com o tratamento que nos foi dedicado e com o incidente no prato escolhido, já li diversas opiniões positivas a respeito do restaurante. Sim, eu sou muito condescendente e acredito que isso possa ser um evento isolado! Então, se alguém for ao restaurante e quiser voltar para contar como foi a experiência... Não achei justo negativar um estabelecimento por um fato isolado.


Depois do ocorrido, acabei abrindo mão de experimentar os famosos pastéis de Belém servidos no restaurante... Oh dó!


Tô esperando um feedback viu?!


CAMPONESA DA BEIRA:Rua Heitor de Moura Estevão, 22 - Várzea Teresópolis/RJ
(21) 2742-1993 



RESTAURANTE URIKANA:

Já estive por duas vezes no Restaurante e cada vez me surpreendo mais com a qualidade dos pratos e do atendimento.

Restaurante Urikana

Como o restaurante fica no interior da Pousada ( se você não conhece o Urikana Hotel Boutique, confere esse post aqui), tive a oportunidade de conhecer vários pratos do cardápio nas duas oportunidades em que fiquei hospedada por lá. O restaurante funciona no almoço e no jantar e é aberto ao público em geral, e não somente destinado a hóspedes...


Como petisco, experimentei o filé mignon com batatas chips, acompanhado com uma farofinha delícia, que me foi servido nas mesas da piscina. Sabor maravilhoso e excelente opção para papear e saborear um tira gosto enquanto se diverte na piscina do hotel. 

Filet Mignon com batatas chips - Restaurante Urikana


Para o almoço optei por escondidinho de camarão. Massa de aipim com recheio de camarões grandes e frescos e muuuuito catupiry. Só uma queixa a fazer: será que tem como fazer uma opção light dessa delícia?!?rs Prato muito farto e saboroso, gostei tanto que repeti em outro almoço.

Escondidinho de Camarão - Restaurante Urikana

Mas a cereja do bolo eu deixei para o final... No jantar escolhi o Fondue de carne ao vinho acompanhado de batata rostie. 


Na verdade esse foi o melhor fondue que já comi em toda minha vida! 

Fondue de carne ao vinho - Restaurante Urikana

E como entradinha, ainda nos foram servidas umas torradinhas com creme de queijo gratinado, que ando sonhando até hoje...


Outra peculiaridade do Restaurante é ser composto de dois ambientes, um salão para refeições e um salão para fondues feitos ao óleo.


Uma excelente forma de preservar os clientes  do odor da fritura do fondue. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença.


RESTAURANTE URIKANA:
Estrada do Ibiporanga, 2151 - Parque do Imbui
Teresópolis/RJ
(21) 2741-4700
www.urikana.com.br


HARLEKIN PUB (Vila St Gallen):

Em uma visitinha rápida à Villa Saint Gallen aproveitei para saborear um dos tão bem falados petiscos preparados à base de cerveja no Harlekin Pub.

O pub está sempre muito cheio nos finais de semana, então paciência é uma combinação perfeita para a sua visitinha ao local. 

O ambiente muito bem decorado em motivo alemão é bem aconchegante e a alegria toma conta do lugar. O atendimento foi um pouco lento e nossa atendente não era assim tão gentil, mas o bar tem uma energia muito boa, o que transmite alegria para todos... Creio que seja pelo consumo da cerveja de fabricação local...hehe

Vamos aos pratos! 

Como entrada experimentei o Kruste Von Käse, croquetes de queijo com geleia de damasco picante preparado com queijos gruyere e emmental parmesão, empanados com macarrão cabelinho de anjo. Os bolinhos são simplesmente maravilhosos e vêm acompanhados de geleia de damasco artesanal e pimenta dedo de moça. D I V I N O S!!!


Como prato principal pedimos a Schweinerippchen Mit Barbecue Stout ( mas é claaaaro que eu trouxe o nome anotado né?!? Rs). Costelinha de porco ao molho de Barbecue de cervejas tour acompanhada de batata frita da casa. Achei a costela um pouco ressecada e não foi nada muito marcante em termos gastronômicos... 


Não sei se os bolinhos foram tão deliciosos que tiraram o brilho da Costela, ou se realmente ela era um pouquinho sem graça. Esperava mais do prato principal e fiquei um pouco decepcionada. Ainda bem que os bolinhos superaram nossas expectativas...



HARLEKIN PUB:
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto 
Teresópolis/RJ
BISTRÔ 1912 (Vila St Gallen):

Estive no requintado Bistrô 1912 para um almoço e fiquei encantada com a decoração em estilo art noveau, remontando um autêntico bistrô parisiense.


Logo que chegamos fomos muito bem recepcionados e acomodados em uma ampla e confortável mesa. Enquanto escolhíamos nossos pratos nos foi servida uma cestinha de deliciosos pães artesanais confeccionados à base de cerveja com manteiga.


Tive a oportunidade de experimentar o Pavé de Saumon Et Sauce Hollandaise, que nada mais é que um tenro filé de salmão com um molho dos Deuses!!! Como acompanhamento foram servidas batatas com amêndoas; e Crevette Royale au cognac, risotto au citron et aux herbes, um maravilhoso risoto de limão e ervas servido com camarão ao conhaque. 

Pavé de Saumon et sauce Hollandaise

Crevette Royale au cognac, risoto au citron et eux herbes

Além da apresentação dos pratos ser impecável, do restaurante ser muito agradável e do atendimento de excelência, o Bistrô 1912 ganhou meu coração mesmo foi pelo sabor!!! A comida estava simplesmente maravilhosa!

O único porém a relatar foi a demora na confecção dos pratos, que superou 1 hora. 

Para sobremesa,  seguimos a sugestão do Chef e optamos por Pain Grillé français avec des bailes et vanille, uma rabanada francesa com frutas vermelhas e baunilha servida com sorvete de creme. Essa sobremesa desconstruiu meu conceito de rabanada até então... Seguramente a melhor sobremesa do Bistrô 1912. 

Pain Grillé français avec des bailes et vanille

Infelizmente não pude harmonizar os pratos com a cerveja local, pois pegaria a estrada para o Rio logo após o almoço. Lembre-se: Se beber, não dirija! Mas já estou contando os dias para uma nova visitinha à Teresópolis...


BISTRÔ 1912:
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166 - Alto
Teresópolis/RJ
www.vilastgallen.com.br

Os Restaurantes Manjericão, o Restaurante Urikana, a Cantina É Vero e o Bistrô 1912 fazem parte do Guia Eat in Rio de 2015.

E você? Tem alguma boa dica de restaurante em Teresópolis... Conta pra gene aqui nos comentários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário