terça-feira, 15 de maio de 2018

Como é o passeio a Playa Blanca em Isla Baru

Cartagena de Índias apesar de estar localizada na Colômbia, não é propriamente um destino de praia. Se você quiser conhecer um mar com aquele azul caribenho, tenha em mente que terá que fazer um passeio a umas das Ilhas Rosário ou a Playa Blanca, em Isla Baru, já que as praias continentais de Cartagena, apesar de contarem com águas límpidas, possuem areia escura, e você não conhecerá propriamente o mar azul do Caribe se aventurando pelas praias por lá.

Lemos muito a respeito dos passeios às ilhas, mas como nossa próxima parada seria a Ilha de San Andres, um destino de praia e mar azul, optamos por abrir mão dos passeios às ilhas privativas, e conhecemos apenas Playa Blanca, em Isla Baru.



Aproveitamos que ainda não era final de semana para fazer o passeio terrestre a Playa Blanca. Reza a lenda que nos finais de semana Playa Blanca fica lotada. Por ser a única praia com mar caribenho pelas redondezas, e por ter acesso também pela via terrestre, Playa Blanca é a praia frequentada pelos moradores de Cartagena. Então imaginem como deve ser num sábado de sol daqueles? Sem chances!


Como é o passeio a Playa Blanca em Isla Baru:


Para se chegar a Playa Blanca existem duas opções de transporte: marítimo e terrestre. Depois de ler muitos relatos sobre a “emoção” da viagem de barco até a Isla Baru, optamos pelo passeio terrestre.

 

O passeio inclui transporte terrestre ida e volta, partindo da operadora de turismo, almoço e 1 hora de open bar após o almoço.

Quanto custa o passeio a Playa Blanca Baru:


O custo do passeio é algo bem negociável. Compramos o passeio diretamente na recepção do nosso hotel e pagamos o valor de 50.000 COP por pessoa. Ao chegarmos a operadora (Opitur), descobrimos que o passeio custava 40.000 COP por pessoa diretamente na operadora, mas soubemos de turistas que pechincharam e conseguiram pagar 30.000 COP. Ficamos surpresos em termos pagado um pouco mais, mas no Centro Histórico este passeio estava sendo vendido por 60.000, e nós já estávamos super satisfeitos com o preço que pagamos, então resolvemos abstrair. rs 

Em Cartagena tudo deve ser pechinchado, fica a lição.


Nosso passeio partiu às 08:30hs em ponto da operadora de turismo, bem próxima ao nosso hotel, em ônibus com ar condicionado e guia. 

O trajeto até a Ilha tem duração de aproximadamente 50 minutos, com direito a parada num ponto para compra de água e uns belisquetes.

Chegamos na Isla Baru e seguimos numa pequena trilha até Playa Blanca, num ponto o qual nosso guia denominou de Playa Tranquila.

Já havíamos lido péssimos relatos a respeito desse passeio, mas preferimos arriscar para tirarmos nossas próprias conclusões. 

A praia não é propriamente tranquila, mas também não achamos que estivesse cheia a ponto de incomodar. O assédio dos vendedores é um pouco chato, mas basta você não aceitar nada que te ofereçam, e ignorar o constante assédio.

Procuramos um espaço mais tranquilo na praia, estendemos nossa canga na areia e fomos curtir o mar. 

Como é o almoço em Playa Blanca Baru:


No horário marcado nos dirigimos até o “restaurante” para o almoço, já incluído no pacote. Optamos por arroz de mariscos, mas ainda existia a opção de peixe frito ou frango com arroz de coco e patacones. 


Arroz de coco e patacones são pratos típicos da Colômbia. Patacones são bananas verdes amassadas e fritas. Particularmente não nos agradaram.

A comida era sofrível, e eu aconselho você a levar uns lanchinhos na bolsa e abrir mão do almoço. 


As bebidas vendidas em Isla Baru tem o mesmo valor da vendida nos demais locais. Abrimos mão do open bar de qualidade duvidosa e preferimos consumir nossa bebida em outro quiosque. 

O passeio foi ótimo e nós teríamos nos arrependido caso não o tivéssemos feito. Playa Blanca é linda, de um mar azul sem igual...


Retornamos do passeio por volta das 16 horas.

Existem algumas opções de hospedagem em Playa Blanca, mas a maior parte delas conta banheiros coletivos, água racionada e luz elétrica apenas no período da noite. Achamos muito roots para nós. Mas as cabanas ficam localizadas bem na areia, e acaso você considere se hospedar por lá, terá acesso exclusivo a esse paraíso...


Optamos pelo passeio apenas para Playa Blanca, mas você pode ler o relato da Paula, do Blog Mochilinha Gaúcha e da Sthe, do Sthe on the Road sobre os passeios às ilhas. Elas fizeram passeios maravilhosos, e temos certeza de que você vai se inspirar...

Leia mais sobre nossa viagem a Cartagena:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário