domingo, 24 de setembro de 2017

Como planejar sua viagem para Aruba


Bombini na Aruba!!! 

Essa é a "saudação oficial" a quem chega a 'Ilha Feliz'. Bombini na Aruba significa 'Bem vindo a Aruba' no idioma local, o papiamento.

Carinhosamente denominada de One Happy Island, Aruba faz jus ao apelido e transborda alegria pelos quatro cantos da ilha. 

Eagle Beach

Aruba é uma pequena ilha com apenas 33 km de extensão banhada pelo mar do Caribe, localizada geograficamente ao longo do litoral norte da Venezuela. Faz parte das Ilhas ABC, juntamente com Curaçao e Bonaire. Seu mar azul turquesa nos encantou e transformou Aruba no nosso destino preferido pelo Caribe. 

Reunimos nesse post tudo o que você precisa saber antes de planejar sua viagem para Aruba. 



Quando ir:


Com temperatura constante de aproximadamente 30º C e fora da rota de furacões, Aruba é um destino ideal em qualquer época do ano

Como Chegar:


A melhor maneira de se chegar a Aruba é de avião. Porém, cruzeiros aportam no Centro da ilha com frequência.

Saindo do Brasil de avião, você poderá optar por 4 (quatro) companhias: 

➧Avianca - com conexão em Bogotá

➧Copa - com conexão no Panamá

➧Gol- com conexão na Venezuela

➧American Airlines- com conexão em Miami(EUA).

Mangel Halto

Atenção: Caso opte por voar American Airlines, você necessitará do visto americano, mesmo se não for sair do aeroporto. 

Avianca e Copa exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, devido às conexões em Bogotá e Panamá, respectivamente.

Apesar de ser uma ilha, e da proximidade com Curaçao e Bonaire, o único meio de transporte entre as três ilhas é um pequeno avião, com voos de duração de aproximadamente 45 minutos. 

Passaporte e Visto:



Para ingressar em Aruba é necessário um passaporte válido. No entanto, brasileiros não precisam de visto para ingressar em Aruba. A imigração no país é super tranquila e o carimbo no passaporte é uma fofura.

Idioma:


O idioma oficial do país (sim, Aruba é um país) é o papiamento, uma mistura de holandês, alemão e português. O espanhol e o inglês também são falados na ilha, e mesmo que você não domine estes idiomas, conseguirá se comunicar bem utilizando o "portunhol". 

Os arubenhos são muito solícitos e sempre se esforçam para compreender o português, basta que você se expresse devagar.

Moeda:


A moeda oficial do país é o Aruba Florin (AWD ou AFL), mas o dólar é amplamente aceito em todos os estabelecimentos. 

1 US$ = 1,75 AWD

Nós sequer chegamos a fazer câmbio no país, e utilizamos dólares sem nenhum problema. Até mesmo os cardápios de restaurantes possuem os valores expressos nas duas moedas. 

Como se locomover em Aruba:


Lemos diversas dicas sobre ser imprescindível o aluguel de carro para se locomover em Aruba, mas ousamos discordar. 

Palm Beach

Passamos (07) sete dias na ilha e só alugamos carro por um dia, para conhecer Mangel Halto e Baby Beach. Os demais deslocamentos, com exceção da saída/chegada ao aeroporto, fizemos de ônibus, táxi e van

Os ônibus e vans possuem um preço de aproximadamente 2 dólares por pessoa  e percorrem toda a extensão da ilha. As linhas transitam na área dos hotéis na direção de Oranjestad e do Farol Califórnia. 

De Palm Beach a Eagle Beach o trajeto leva apenas 2 minutos. Havia um ponto de ônibus praticamente em frente ao nosso hotel, e não encontramos nenhuma dificuldade para locomoção utilizando o ônibus, considerando que os trajetos são em linha reta, beirando o mar. 

Sem contar que sem o carro alugado os drinks ficam liberados durante toda a viagem, e aquele mar azul turquesa merece uns drinks né?

Como ir do Aeroporto de Aruba a Palm Beach:


Para sair do Aeroporto Reina Beatrix até Palm Beach, a maneira mais fácil é o táxi ou o carro alugado. 

O ponto de táxi está localizado bem em frente à parte externa do desembarque, onde há uma cabine com tabela dos preços praticados. Não há taxímetros, mas você saberá o valor da corrida antes mesmo de embarcar no táxi.

O valor do táxi do aeroporto até Palm Beach é de 25 dólares, e aos domingos é aplicada uma taxa extra na corrida, algo em torno de 2 dólares.

Existe a possibilidade de sair do aeroporto de ônibus, mas caso você pretenda ir até Palm Beach, terá de fazer uma baldeação em Oranjestad. 

Após um longo voo (com direito a conexão em Lima e Bogotá) e devido ao tamanho das malas, optamos pelo táxi. Então não sabemos dizer exatamente como é o deslocamento do aeroporto até Palm Beach de ônibus. Como a ilha de Aruba não é muito extensa, acreditamos que não seja difícil para quem carrega pouca bagagem.

Arashi Beach


Onde se hospedar em Aruba:


Em Aruba existem basicamente 3 opções de regiões para se hospedar: Oranjestad (Centro), Palm Beach (high rise) e Eagle Beach (low rise).  

Classificamos as regiões de acordo com o que você procura:

Palm Beach: para quem gosta de uma praia mais badalada, e quer estar bem perto do agito noturno. Basta sair do hotel e se deparar com os principais restaurantes a poucos passos.

Eagle Beach: para quem vai a Aruba em busca de sossego e tranquilidade, mas quer ficar relativamente perto dos bons restaurantes. Essa foi nossa praia preferida, mas você precisará de um taxi (aproximadamente 02 minutos) para chegar aos restaurantes e baladas.

Oranjestad: para quem deseja economizar e não se importa de ficar longe do mar. O Centro (Oranjestad) possui lojas e restaurantes que fecham cedo, além de não ser próprio para o banho de mar. A não ser que você se hospede no elegante Hotel Renaissance, que possui uma ilha privativa, acho que essa não será uma boa opção de região para se hospedar.

Optamos por nos hospedar no Brickell Bay Hotel Boutique, um hotel só para adultos, com excelentes tarifas em Palm Beach, localizado na região noturna mais agitada da ilha. 

Palm Beach - Aruba

O hotel, apesar de não ser pé na areia, fica muitíssimo bem localizado, com acesso para rua detrás dos grandes resorts pé na areia e para os principais restaurantes. Possui piscina com bar molhado, quartos amplos com ar condicionado e bom preço. O café da manhã é cobrado à parte, mas como vimos críticas sobre o café, preferimos não adicioná-lo ao valor da hospedagem. O entorno do hotel possui diversas opções para café da manhã com preços inferiores ao cobrado pelo hotel. O hotel não aceita menores de 18 anos.

Para quem opta em não alugar carro, Palm beach é a localização de hospedagem com maior facilidade de locomoção. Apesar de não ter sido nossa praia preferida, ainda continuamos Palm Beach a melhor região para se hospedar, devido a proximidade das atrações noturnas e pela comodidade de fazer tudo andando.

Tomada e Voltagem:


As tomadas de Aruba possuem padrão americano, e tomadas de pino redondo necessitarão de um adaptador. A voltagem utilizada em Aruba é 110V.

Tomada em Aruba


Vacinas:


Não é exigido nenhum tipo de vacina para ingresso no território de Aruba. O que pode ocorrer é de você voar por uma companhia que faça conexão em outro país que exija vacinação, como no nosso caso. 

Voamos de Avianca, com conexão em Lima (Peru) e em Bogotá (Colômbia) e nos foi exigido o certificado internacional de vacinação no momento do check in, ainda no Brasil.


No próximo post contaremos o nosso roteiro de 07 dias na Ilha Feliz, dia a dia, com todas as atrações que visitamos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário