quinta-feira, 27 de julho de 2017

ROTEIRO DE 02 DIAS NOS LENÇÓIS MARANHENSES

O que fazer nos Lençóis Maranhenses?


ROTEIRO DE 02 DIAS NOS LENÇÓIS MARANHENSES:


Essa é a cereja do bolo desse post. Como tínhamos pouco tempo na região (4 dias, contando o dia de chegada e partida), tivemos que escolher o que mais nos agradava e espremer um cadinho o roteiro pra caber tudo. Mas no final, até que deu pra fazer bastante coisa. 

Lençóis Maranhenses


Desconsiderando os dias de chegada e partida, tivemos 02 dias inteiros de passeios pelos Lençóis Maranhenses, e esse o roteiro que eu vou deixar aqui.


O deslocamento de São Luís a Barreirinhas é longo, e os passeios para conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses saem bem cedo do hotel. 

No dia de chegada, preferimos dar um passeio pelo Centro de Barreirinhas, e escolher um restaurante para relaxar da viagem. Por isso, esse é um roteiro de 02 dias pelos lençóis maranhenses ( e não 04 dias), porque desconsiderei os dias de chegada e partida, que foram somente de deslocamentos e reconhecimento do local.

Para saber como preparar sua viagem aos Lençóis Maranhenses, não deixe de ler esse post: 



➤Dia 01:

Manhã: 

Fizemos o circuito Lagoa Azul pela manhã e o circuito Lagoa Bonita na parte da tarde. 

É bem viável fazer os dois passeios no mesmo dia, caso você tenha disposição e boa resistência ao sol. 

Cada um dos passeios teve o custo de R$70,00 por pessoa (pechinche muito antes de contratar, porque no meu grupo houve quem conseguiu um desconto ainda maior do que o nosso). 

O passeio da manhã nos buscou no Hotel as 08:00 hs, terminando por volta das 13:00 hs. Como nós faríamos o passeio da tarde com a mesma agência, optamos por almoçar ali no Centro mesmo, e ingressar no outro passeio as 14:00 horas. Nosso almoço se resumiu a um lanche no Subway, devido ao pouco tempo disponível. 

Lençóis Maranhenses

O circuito Lagoa Azul foi o nosso passeio preferido. O passeio nos buscou no Hotel e seguimos numa jardineira até as dunas. O trajeto até as dunas atravessa o Rio Preguiças de balsa e envolve emoção. O 4x4 atravessa um terreno acidentado numa região de mata, passando por alguns córregos e poças. Sacoleja bastante e é necessário ficar atento aos pertences, segurando bem firme. 

O circuito Lagoa Azul visita cinco lagoas: Preguiça, Esperança, Azul, Da paz e Toioteiros. 

 A Cada Lagoa visitada existe uma pausa para banho e fotos. A caminhada na areia é um pouco cansativa, mas a recompensa vale todo o esforço.

A dica é deixar os chinelos na jardineira. A areia não é quente, descalço é possível caminhar com mais firmeza e evita-se carregar os chinelos durante todo o percurso.

O passeio termina por volta das 13hs com a jardineira deixando os visitantes em seus hotéis. Optamos por desembarcar no Centro de Barreirinhas, já que faríamos o circuito da Lagoa Bonita na parte da tarde a partir das 14hs.

Como o tempo estava meio corrido, abrimos mão do almoço. Comemos rapidamente um sanduíche no Subway, localizado bem na Avenida Beira Rio, e voltamos para a agência para iniciarmos o próximo passeio. 

Havia a opção de almoçar num buffet self service também na avenida Beira Rio. Espiamos o buffet, mas não nos agradamos da comida,  preferindo encarar o Subway mesmo. 

Tarde:


O passeio para o Circuito Lagoa Bonita saiu as 14hs do Centro de Barreirinhas. Havia a opção de fazer o pick Up no Hotel, mas preferimos aguardar a jardineira na agência de passeios, pois já estávamos por ali no Centro. 

O trajeto até o Parque dos Grandes Lençóis, onde se localiza a Lagoa Bonita, envolveu mais emoção do que o passeio da manhã e balançou bastante. Esse trajeto é um pouco mais demorado, levamos mais ou menos 01h até o nosso destino. 

Esse é um passeio destinado para pessoas com bom condicionamento físico, o que não nos foi informado na agência. Assim que chegamos no Parque dos Grandes Lençóis, nos deparamos com uma subida muito íngreme, mas muito mesmo! 

Lençóis Maranhenses


A duna por onde se inicia o passeio possui aproximadamente 60 metros de altura, e a subida na areia é "facilitada" por uma corda. Achamos a subida muito difícil e cansativa, principalmente para quem carrega muitos pertences.

Subimos com alguma dificuldade e com o auxílio da corda. A chegada ao topo da duna é um presente de Deus para aqueles que venceram essa etapa. O visual é lindíssimo! 

Aguardamos a subida de todos os integrantes do grupo para seguirmos caminho pelo deserto de areia em busca das lagoas. 

Após a subida, achamos o passeio bem parecido com o circuito da Lagoa Azul. O diferencial é o tamanho do deserto de areia do Parque dos Grandes Lençóis, e o visual que se tem lá do alto. 

Como já estávamos exaustos, optamos por parar numa das Lagoas para relaxar e curtir o dia. O grupo seguiu a peregrinação para conhecer as demais lagoas. Sinceramente não me arrependi de ter ficado ali curtindo o banho de Lagoa. 

Lençóis Maranhenses

Numa visão prática, as lagoas são bem parecidas. Caminhar para conhecê-las com uma pequena pausa para banho nos pareceu menos interessante do que curtir mais tempo naquela Lagoa tão perfeita. Sobretudo por já termos feito o passeio da manhã naquele esquema.

Foi uma tarde maravilhosa de descanso naquele paraíso. No horário marcado, retornamos ao ponto inicial para assistirmos o por do sol.

Atenção: caso pretenda se destacar do grupo, é necessário escolher alguma Lagoa que o guia te encontre no retorno do itinerário, ou que esteja bem próximo do ponto inicial do passeio. Não é permitido visitar o Parque dos Lençóis por conta própria, e é muito grande o risco de se perder. Não há nenhuma sinalização, somente um "mar de areia" por todos os lados. Consulte seu guia e  acate o que ele lhe sugerir.

Lençóis Maranhenses

Para quem deseja fazer a combinação dos dois passeios, ou até mesmo somente o Circuito da Lagoa Bonita, sugiro que deixe este passeio para o turno da tarde. Esse foi o por do sol mais lindo de nossas vidas!

Lençóis Maranhenses

O trajeto de volta ao centro de Barreirinhas foi realizado após o anoitecer. Senti um pouco de medo de passar pela água do Rio no escuro. 

Assim que chegamos no Centro, escolhemos o restaurante o Bambu e nos deliciamos com um maravilhoso jantar. 

Após o jantar, nos recolhemos cedo. Afinal, o dia seguinte era o dia do passeio de voadeira.

➤DIA 02:


O segundo dia de passeio foi o dia do passeio de voadeira, um passeio com duração de um dia inteiro e custo de R$ 70,00.

A voadeira é uma espécie de lancha que sobe o rio rapidamente. O passeio tem início às 08:30h e nós fizemos o pick up diretamente na pousada. Essa foi uma das vantagens de termos ficado hospedados na Pousada Toca dos Aventureiros, que possui um pequeno pier. Os demais participantes do grupo ingressaram na voadeira no cais da Avenida Beira Rio.

O passeio de voadeira passa pelos povoados de Vassouras, Mandacaru e Caburé.

Avenida Beira Rio - Barreirinhas

No caminho pelo Rio Preguiças, passamos por um igarapé para avistarmos os jacarés do papo amarelo, que vivem num pequeno braço do Rio Preguiças.

Rio Preguiças


Seguimos o caminho até Vassouras, local onde fizemos uma parada para conhecer o artesanato local e seus micos. Nessa parada existe ainda uma Lagoa para banho. A água não é tão clarinha como a dos Lençóis, mas ainda assim é bem clara e refrescante. 

Nossa próxima parada foi Mandacaru. Seguimos andando pelo Povoado em direção ao Farol Preguiças, de onde se tem uma bela vista do Povoado e do Rio Preguiças. A subida ao farol é gratuita, e este só tem preguiça no nome. Subimos 160 degraus até o topo, e não existe elevador. Mas o visual compensa qualquer esforço.

Farol Preguiças - Mandacaru


A última parada foi no povoado de Caburé, onde almoçamos e aproveitamos para relaxar no redário do restaurante. Caburé conta com Praia além da Praia de Rio.

Rio Preguiças

Sinceramente eu não gostei do restaurante.  Acredito que seja uma ótima ideia levar algum belisco pra um lanchinho, e deixar pra comer na volta, já no Centro de Barreirinhas.

Após a última parada a voadeira sobe o Rio Preguiças no sentido Barreirinhas, desembarcando os passageiros na Avenida Beira Rio. Mais uma vez optamos por sermos deixados diretamente na Pousada, de onde pudemos assistir o entardecer na Beira do rio Preguiças.

Pousada Toca do Aventureiro



➤Os valores mencionados referem-se ao mês de maio/2017.

Avenida Beira Rio - Barreirinhas