segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sobrevivendo sem carro em Cancun...


Depois de ler milhares de relatos sobre a "impossibilidade" de se locomover sem carro em Cancun, e de pesquisar em todos os sites possíveis e imagináveis, ainda assim resolvi arriscar.


Já saí do Brasil decidida a não alugar carro e, se preciso, disposta a gastar rios de dinheiro em táxi, caso a coisa complicasse pro meu lado. Hahaha

Primeiro eu quero deixar claro que carro é uma excelente opção - senão a melhor - de meios de transporte em Cancun. Mas, por questões pessoais, nessa viagem eu não me senti segura para encarar... 

Se você não é daquelas pessoas medrosas, alugue o carro. E se você é medroso, alugue também, porque é muito fácil dirigir por lá!!!

A única coisa chatinha de alugar carro que eu ouvi dizer - como não foi comigo, não tenho como assegurar a veracidade das informações - é que a polícia de lá "implica" um pouquinho com os estrangeiros e sempre arrumam uma irregularidade no veículo alugado... Dizem que tentam fazer o turista oferecer algum agradinho...rs Mas não sei se isso é verdade.

Cheguei em Cancun partindo de Playa del Carmen de van coletiva por 35 PMX. O preço era excelente e me ganhou. Mas para este mesmo trajeto ainda existe a opção de ir de táxi (preço a combinar), ou no ônibus da ADO. Para conferir horários de partida dos ônibus e tarifas clique aqui.

Terminal rodoviário em PDC

Interior do ônibus ADO

Aproveito a oportunidade para abrir um parêntese na geografia local. É que Cancun se divide, para os turistas, em região central e Zona Hoteleira.

A van me deixou na região central e eu teria de me deslocar para a Zona Hoteleira, onde ficaria hospedada. Optei pelo táxi devido a mala e paguei 120 PMX por este trajeto, mas também é possível fazer esse trajeto de ônibus sem problemas.

DICA PARA ANDAR DE TÁXI: os táxis em Cancun não possuem taxímetro, como aqui no Rio de Janeiro, então você tem que combinar o valor da corrida antes do percurso para não sofrer nenhuma surpresa ao final!!!

Em todos os demais passeios não tive dificuldade para me locomover. Os ônibus circulam a todo momento pela Boulevard Kukulkan e você não espera sequer dois minutos pelo ônibus. 

A tarifa do ônibus é de 19 PMX, o equivalente a R$ 3,50 aproximadamente e os motoristas são super solícitos... Como aqui no Rio não é bem assim, até estranhei! Rs

ônibus local em Cancun

Vou elencar alguns  passeios que fiz partindo do meu hotel, que ficava na Boulevard Kukulcan, bem próximo a Coco Bongo, para vocês terem uma pequena noção do quanto foi fácil, como também para dar uma noção de preços.

Hotel  /Mercado Central - ônibus
Hotel /Out Back - táxi 100 PMX 
Hotel / Bubba Gump Shrimp ( ao lado do Out Back, no Flamingos) - ida de táxi e volta de ônibus
Hotel / Shopping La Isla- ida de táxi (100 PMX) e volta de ônibus ( basta atravessar a rua e pegar qualquer linha)
Hotel /Playa Tortugas - táxi (100 PMX)
Hotel /Walmart - ônibus

Confesso que já achava engraçado quando entrava no táxi e perguntava o preço, porque para toda e qualquer distância me cobravam 100 PMX. Eu imagino que seja uma tabela mínima. Ou que fui enganada por todo esse período!!! Mas achei tão cômodo, que nem liguei...hahaha

Como vocês podem observar, consegui me locomover sem mistério de ônibus e de táxi para os passeios mais comuns da Zona Hoteleira, como também no deslocamento de Playa del Carmen até Cancun. De carro seria melhor? Com certeza sim... Mas se você não dirige, ou se simplesmente não está a fim de dirigir na viagem, sem problemas... Vai de táxi ou de ônibus que no final dá tudo certo!

Beijoxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário