sexta-feira, 29 de agosto de 2014

29 carimbos depois... É hora de renovar o passaporte!!!

O passaporte é o documento de identidade emitido por um governo nacional, que atesta que o indivíduo é um nacional daquele Estado e, por questões de soberania, é através dele que se obtém autorização para o ingresso em nações estrangeiras. 

Sem muito blá blá blá, o passaporte é o documento de identificação do viajante, e sem ele você não vai a lugar algum fora do seu país, ressalvados, no caso dos brasileiros por exemplo, os acordos dos países integrantes do Mercosul.



O prazo de validade do passaporte é de 5 (cinco) anos. E, após esse prazo, você precisa tirar um novo passaporte, e não renová-lo como comumente denominamos. 

Na realidade, você não precisa esperar o documento vencer para providenciar a emissão de um novo. Antes mesmo do término de validade do seu passaporte, você pode dar início ao processo, uma vez que alguns países exigem que você possua um passaporte válido no mínimo por 6(seis) meses para ingresso em seu território.

Para tirar o seu passaporte, o primeiro ou os demais seguintes - porque depois que começar a viajar, você não vai mais querer parar- você deverá acessar o site da polícia federal, preencher seus dados, agendar o local e data de comparecimento e pagar a GRU no valor de R$156,07. 

Feito isso, basta reunir a documentação necessária informada no site e voilá! Pronto, em uma semana você já estará pronto para viajar...

Só mais um detalhe: se o seu caso for de "renovação", não se esqueça de apresentar o passaporte anterior, senão reza a lenda que sua taxa será dobrada...

Beijinhos e boa viagem!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário