sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como passar em provas e concursos?!? Iniciando a preparação...

Eu sei que você já deve ter escutado essa frase muitas vezes por aí... Sim, esse é o título do livro do William Douglas com dicas na preparação para concursos públicos, li e indico para quem está se preparando, mas se você tiver pouco tempo, não aconselho, porque o livro é bem extenso e você precisa focar no conteúdo do concurso.





Resolvi trazer este tema aqui para o blog, porque ele fez ( e quem sabe voltará a fazer?!?) parte da minha vida por muito tempo. Sei o quanto é angustiante a vida de um concurseiro e tenho a certeza de que o segredo da aprovação está no esforço e na dedicação. Mas algumas dicas ajudam...Ah! Se ajudam!!!



A primeira dica que eu acho importante na preparação para um concurso público é organização. Não importa para qual concurso você esteja se preparando, organização é fundamental. Então, organize-se! 

Você deve estar pensando: mas como eu faço isso? O primeiro passo é escolher o concurso ou a área que você pretende focar a sua preparação. De nada adianta você se dedicar ao concurso que aparecer, a concorrência anda a cada dia mais acirrada e você precisa eliminá-la - sem violência, please!!! haha. Então foque em um objetivo ou em carreiras que possuam matérias afins. Isso te facilitará na acumulação e no aprofundamento de conteúdo.



Escolhido o concurso ou a área de seu interesse, separe o edital. Conhecer as regras do jogo vai te ajudar muito na preparação e a não ter surpresas com os tipos de prova aos quais você será submetido. Isso será importante também para você conhecer as disciplinas que servirão de critério de desempate.

Depois de ter o edital em mãos, é hora de se dedicar ao conteúdo programático. Não! Você ainda não vai começar a estudar... Você vai entender o que você precisa estudar. É como se estivesse dissecando o conteúdo e identificando o que cada tópico quer dizer exatamente. Sugiro que você faça isso em folhas separadas para cada disciplina. Muitas vezes um tópico se subdivide em vários outros, e em vários artigos da legislação e, se você tiver isso separado, vai encontrar maior facilidade na hora de estudar, além de conferir maior agilidade ao estudo.

Na falta de uma imagem motivadora...Bloco de Notas!!!haha

Outro ponto importante na preparação é ter um bom material. Porém, tão importante quanto ter um bom material, é ter o material sempre ao seu alcance!! De nada adianta ter milhares de livros e apostilas, mas guardados em gavetas ou caixas com difícil acesso. Desse jeito a preguiça irá te vencer e você sempre deixará para consultá-lo "mais tarde"... Quem nunca?

Agora que você já sabe como começar, o que está esperando??? Mãos à obra!!!!

E lembre-se: o lema não é estudar para passar, e sim estudar até passar!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário