terça-feira, 8 de setembro de 2015

O que fazer em Porto Alegre? Roteiro de 2 dias pela Cidade!

Estive no último final de semana de julho na Cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para participar do I TchÊncontro, um encontro com blogueiros de todo Brasil, e quem me segue no Instagram ( pra quem ainda não segue, @necessairenamala) pode acompanhar nossa viagem em tempo real.
Praça da Matriz
 Agora, nada mais justo do que reunir, nesse post, tudo de bom que fizemos por lá, para inspirar outros viajantes e pra eu ficar ansiosa esperando o dia de voltar pra essa maravilhosa Cidade ( disse maravilhosa cidade, porque cidade maravilhosa só a minha né...rs).

Praça da Alfândega


Dia 01:


Cheguei por volta de meio dia e segui direto para o MERCADO MUNICIPAL, onde almoçamos no RESTAURANTE GAMBRINUS. Experimentei uma costela bovina com arroz, farofa e batata frita. Comida simples, muito saborosa e farta! Porto Alegre já começou a me conquistar pela boca!



Depois do almoço seguimos com o pessoal do FREE WALKING TOUR pelo Centro da Cidade, conhecendo os principais pontos turísticos. Os passeios tem início no Mercado Municipal, aos sábados, as 11:00 horas. Foi meu primeiro walking tour da vida e eu adorei sair pela cidade caminhado e escutando os divertidos 'causos' da Cidade pela boca de quem conhece bem né? Muito mais divertido que conhecer as histórias através de um guia impresso ou na internet.

 

Passamos andando pelo Mercado Municipal, Galeria Chaves, Praça da Alfândega, Theatro São Pedro e subimos em direção a belíssima Praça da Matriz. 
Praça da Matriz

Continuamos o tour pela Catedral Metropolitana e passamos pelo Tribunal de Justiça da Cidade, único Tribunal de Justiça onde a Estátua da Deusa da Justiça não tem os olhos vendados e a balança. É, pelo visto a justiça em Porto Alegre não é cega não... Encerramos o Walking Tour no viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros, que divide a Cidade Alta, da Cidade Baixa.

Viaduto da Borges

Dali seguimos caminhando (já por conta própria) até o LARGO DA EPATUR, onde embarcamos no ônibus turístico da Cidade pela região central, aquele de dois andares...
Estádio Beira Rio
Um passeio histórico e muito reconfortante para nossas pernas depois daquela caminhada toda. Indico a programação nessa ordem, porque apesar de passar repetidamente em alguns pontos, você poderá recarregar suas energias para seguir na programação.

Monumento das Cuias

O passeio do ônibus se encerra no mesmo ponto de partida. Dispersamos cada um para seu local de hospedagem. Eu segui para o PORTO RETRÔ FLAT BOUTIQUE, um hotel de charme delicioso localizado no Bairro Moinhos, onde fiquei hospedada durante as três noites na Cidade.


Para saber mais da minha experiência no hotel, clica no link!

À noite, fomos recebidos para um jantar/coquetel no hotel ÍBIS MOINHOS DE VENTO, também localizado no Bairro Moinhos.

Coquetel Ibis Moinho de Vento

Dia 02:


Acordamos bem cedo e seguimos num ônibus fretado para a Cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde visitamos os CAMINHOS DE PEDRA e algumas VINÍCOLAS da região. Foi minha terceira vez na Cidade e mesmo assim ainda fui surpreendida com muitas novidades, mas isso é assunto pra um outro post, explicando como foi sensacional o bate-volta à Bento Gonçalves no TchÊncontro.

Dia 03:


Depois do delicioso café da manhã servido no Porto Retrô Flat Boutique, seguimos novamente para o LARGO DA EPATUR, para fazer a linha Zona Sul do ônibus turístico. O passeio tem duração de aproximadamente 1 hora e finaliza o percurso no SANTUÁRIO MARIA MÃE DE DEUS, de onde se tem uma bela vista da Cidade.

Santuário Maria Mãe de Deus

As linhas do ônibus turístico partem e retornam ao mesmo local, o Largo da Epatur, onde se pode chegar e sair de táxi facilmente. 



Quando retornamos do passeio do ônibus turístico, nos deparamos com uma feira de carros antigos ali no próprio largo e paramos para dar uma espiada...

De lá seguimos para a CTG CHURRASCARIA RODA DE CARRETA, onde experimentamos um típico churrasco gaúcho com show de danças tradicionais. A gastronomia da Cidade não podia ficar de fora do roteiro né?

CTG Churrascaria Roda de Carreta

Voltamos de táxi para o Centro da Cidade e conhecemos a CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA. Um belo prédio, com café, uma vista deslumbrante do por do sol no Rio Guaíba e um museu. Lá funcionou, no passado, um hotel onde residia o poeta gaúcho Mário Quintana e onde fica em exposição seu antigo quarto.

Casa de Cultura Mário Quintana

Em uma breve caminhada, passamos pelo ESPAÇO SANTANDER CULTURAL, que abriga exposições e nos encantou com sua belíssima arquitetura e um deslumbrante vitral. Seguindo em direção ao Mercado Municipal, passamos pelo MARCO ZERO DA CIDADE.

Marco Zero da Cidade

Por fim, logo atrás do mercado, acessamos a passagem subterrânea que dá acesso ao Cais do Porto para conhecer o CISNE BRANCO, um passeio de barco pelo RIO GUAÍBA, que na verdade é um extenso lago.

Cisne Branco

Como ninguém é de ferro, fizemos nossa despedida tomando uma cerveja artesanal num Pub da região, o TOCA DA CORUJA

O TchÊncontro mal acabou e eu já estou com saudades da hospitalidade dos portoalegrenses...

Eu gostaria de deixar um agradecimento especial às blogueiras Paula e Naiá, do Viagens da Mochilinha Gaúcha, à Laura, do Colecionando Viagens e à Glacy, do Blog da Glacy por terem organizado tudo com tanto empenho e carinho. 

Muito obrigada também aos nossos parceiros por terem nos proporcionado dias encantadores!

Continuem se deliciando com as imagens de Porto Alegre!

Beijoxxx!




Mercado Municipal


Galeria Chaves

Praça da Alfândega



Theatro São Pedro

Praça da Matriz

Catedral Metropolitana


Museu Iberê Camargo

Por do sol no Rio Guaíba (visto do passeio no Cisne Branco)


Galera do TchÊncontro

Parceiros TchÊncontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário