segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Gastronomia - Gruta de Santo Antônio em Niterói: uma casa portuguesa, com certeza!

Niterói tem muito mais a oferecer do que uma bela vista do Rio. 

Conheci o Restaurante Gruta de Santo Antônio em um jantar na Cidade de Niterói e esta experiência serviu para quebrar o mito de que a melhor coisa de Niterói é a vista do Rio!

Restaurante Gruta de Santo Antônio
Já tinha ouvido falar muito bem do restaurante e da história encantadora da Dona Henriqueta, que veio de Portugal para o Brasil e, após uma longa trajetória de vida, tomou a frente do restaurante situado na região central de Niterói. Uma linda estória, vale uma visitinha ao site da Gruta para conhecê-la (www.grutadesantoantonio.com.br).


Atualmente comandado pelo Chef Alexandre Henriques, um dos filhos de Dona Henriqueta, o restaurante foi eleito o melhor restaurante português do Rio no prêmio Gula 2014 e, por cinco vezes consecutivas o melhor restaurante de Frutos do Mar pelo jornal O Globo.

Diante de uma enorme diversidade de pratos do cardápio, optei pelo menu degustação para ter a oportunidade de experimentar um pouquinho de cada especialidade. Acreditem, são pequenas porções de grandes delícias e eu não queria perder nada!

O menu degustação é servido na casa de segunda a sexta, no almoço e no jantar, a custo de R$ 98,00 por pessoa.

Menu degustação
Antes de dar início ao menu degustação, sucumbi ao delicioso bolinho de bacalhau, crocante por fora e macio por dentro. Vivo me perguntando por que nunca conseguimos reproduzir essas delícias em casa? O bolinho de bacalhau da Gruta de Santo Antônio é a perfeição. Um fio de azeite e um bom vinho, não se precisa de mais nada! 

Após o bolinho de bacalhau, foi servido o pastel de nata de bacalhau. Massa folhada recheada com bacalhau desfiado. Sem palavras para descrever esta delícia!

Pastel de Natas de Bacalhau
Na sequência, Camarão à Bulhão Pato. Camarões médios feitos numa base de manteiga com coentro, azeite, limão e alho laminado. O molho fica delicioso com o pão artesanal da casa servido como acompanhamento.

Camarão a Bulhão Pato
Em seguida, Panelinha de Lagostins. 

Panelinha de Lagostins
Esse foi o prato que mais me encantou pela apresentação. 

Panelinha de Lagostins
Pequenas panelinhas de lagostins com zucchini, shitake, azeite e alho poró.


Após, foi servido o menu principal: Bacalhau do Chef. Delicioso lombo extra de bacalhau, levemente assado no forno com a própria gordura do peixe (o mais macio de todos), em redução de cebolas e batatas ao murro. 

Bacalhau do Chef
Nunca comi um bacalhau tão tenro e suculento na vida. Eu, que nunca fui amante de bacalhau, saí apaixonada.

Bacalhau do Chef
Para harmonizar, o restaurante tem uma selecionadíssima carta de vinhos em sua adega climatizada com 300 rótulos e a melhor seleção de vinhos portugueses. 

Seleção de vinhos - Gruta de Santo Antônio
Conheci a adega e fiquei maravilhada com a diversidade e, sobretudo, a qualidade da seleção. Mas, como diz a lei, se beber não dirija! Segui à risca!

Adega Gruta de Santo Antônio
Por fim, me foi servido o 'Pijaminha de doces portugueses', um trio com as melhores sobremesas servidas na casa: Toucinho do céu, rocambole de laranja com amêndoas moídas e o tradicional pastel de natas... Todas muito bem preparadas e deliciosas.

Pijaminha de doces portugueses
Enquanto não realizo o sonho de conhecer Portugal, vou degustando um pouquinho de suas maravilhas preparadas pelas mãos tão carinhosas de Dona Henriqueta e de seu filho Alexandre Henriques.

Com o Chef Alexandre Henriques e Dona Henriqueta e minhas queridas Mônica (@le.touristeblog), Cris (@crispelomundo), Lili (@apaixonadospoviagens), Di (@historiasdadi) e Carla (@fuigosteicontei), da esquerda para direita, respectivamente.

Gruta de Santo Antônio:

Rua Silva Jardim, 148, Centro, Niterói.

Telefone: 2621-5701

Domingo a Quarta e Feriados de 11h30 as 16h30 | Quinta a Sábado de 11h30 as 22h30





Nenhum comentário:

Postar um comentário