De todas as cidades que conheci na Itália, Florença foi com certeza a mais charmosa... Se eu tivesse que resumir em uma palavra (se é que isso é possível), essa palavra seria ARTE! Tudo em Florença cheira a arte e foram dias encantadores até para mim, que não entendo muito disso...
Chegamos de trem, pela Estação Santa Maria Novella. Gente,muito cuidado ao comprar a passagem do trem, porque além desta estação mais central, existe outra, chamada Firenzi Rifredi, que é um pouco mais distante. Então se você compra errado, vai ter que pegar outro trem para chegar ao centro.
Saímos da estação à pé até o nosso hotel que ficava bem no Centro. É um lugar relativamente pequeno e você chega aos pontos turísticos andando. Achei isso muito interessante, porque assim você sente mais a atmosfera do lugar... É claro que para os mais preguiçosos rs existe o sight seeing. Mas eu, particularmente, odeio qualquer coisa que me lembre excursão...Mas respeito também quem goste. Desabafo! hahaha
No caminho para o hotel já conhecemos a Basílica Santa Maria Novella, com sua respectiva Piazza...por toda Itália em todo canto tem uma piazza...rs. A igreja é uma graça, mas o mais divertido são as pessoas jogadas na grama tomando sol, na tal da piazza em frente. Hilário.
Deixamos as coisas no hotel e partimos pros pontos turísticos. Viemos aqui pra conhecer né...
PS: Os horários de funcionamento e os preços eu pesquisei na internet, então não sei se ainda são os mesmos, é melhor dar uma conferidinha antes de ir...
CATEDRAL DE SANTA MARIA DEL FIORE
Li em um blog que é a quarta maior catedral do mundo. A vista lá de cima é um espetáculo.
Fica aberta de 10:00 horas as 17:00 horas. E o melhor, é grátis!!! Fica na Piazza Duomo, 17. O site é www.duomofirenze.it.
CAMPANILLE
Bem ao lado da igreja fica a torre dos sinos, é uma construção à parte.
Funciona das 10:00 horas às 19:30 minutos e custa 3 euros.
BATISTÉRIO
As portas de bronze representam as portas do paraíso...
BASÍLICA SANTA MARIA NOVELLA
Fica na Piazza Santa Maria Novella, nº 1, no Centro histórico. Aberta de 09:00 horas as 14:00 horas. Fiquem atentos, porque não abre na sexta-feira...
PIAZZA DELLA SIGNORIA
É uma praça bem no centro de Florença, onde fica uma réplica do David de Michelangelo a céu aberto.
A escultura de David de Michelangelo é conhecida como o "gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos da cidade.
Para criar David, Michelangelo utilizou um bloco gigante de mármore que foi abandonado por outros artistas,porque achavam que era de difícil manuseio e o deixaram de lado.
Em 1501, o governo de Florença decidiu que este bloco de mármore seria transformado numa imagem a ser colocada em frente ao Palácio Vecchio e Michelangelo aceita este desafio.
Ele vê neste mármore rejeitado o gigante adormecido. Ele dizia que em seu ofício de escultor o que fazia era libertar a escultura que estava presa no mármore. E este grandioso e fascinante bloco de mármore foi um dos marcos na vida de Michelangelo porque assim ele se apropria do bloco e começa a trabalhar o colossal David.
Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto.
A escultura ficou um tempo na Piazza della Signoria, mas devido ao desgaste de ficar ao ar livre, hoje se encontra na Galleria della Academia.
GALLERIA DELLA ACADEMIA
Lá está o verdadeiro David de Michelangelo. É um pouco longinho e tinha uma fila chatinha pra entrar, mas valeu a pena... Fica perto da Piazza San Marco (ué, aqui também tem essa praça? Foi o que me perguntei quando vi... Isso não era em Veneza...rs)
Funciona de 3ª a domingo, das 08:15 minutos às 18:50 minutos. Fica na Via Riacasoli, nº 60. Custou 6,50 euros.
GALLERIA DEGLI UFFIZZI
Fica bem pertinho da Ponte Vecchio, sobre o Rio Arno.
Fica na Piazza Degli Uffizzi, nº 6.
Funciona de 3ª a domingo das 08:15 minutos às 18:50 minutos. Custou 14 euros. O site é www.firenzimusei.it.
PONTE VECCHIO
Esta ponte cruza o Fiume Arno e liga os dois lados de Florença. É uma ponte fechada, com várias lojinhas (ops joalherias)... É diferente, mas vou confessar que achei meio feio aquele monte de "puxadinhos"...
PALAZZO PITTI
É onde fica a Galeria Palatina. Fica juntinho dos Jardins de Boboli. Funciona de terça a domingo, das 08:15 minutos às 18:50 minutos.
GIARDINO DI BOBOLI
Do outro lado do Rio Arno ficam os jardins de Boboli...Liiiiindo de morrer, mas tem que ter perna pra encarar aquela subidinha...rs
Compramos o bilhete que dá acesso aos jardins, a Galleria del Costume, Museo delle Porcellane e Giardino Bardini, tudo custou 9 euritos.
Gostei muito de lá, mas em especial de uma gruta que tem logo na saída...quase saímos sem nem perceber, muito legal mesmo...
Fica na Piazza Pitti, nº 1 e funciona das 08:15 minutos às 19:30 minutos no verão.
BASÍLICA SANTA CROCE
Fica na Piazza Santa Croce, nº 16. Não é beeeem pertinho não, mas dá para ir andando. Funciona de segunda a sábado, das 09:30 minutos às 17:30 minutos e domingo de 13:00 horas as 17:30 minutos.
CASA BUONARROTI
Foi uma casa que pertenceu à Michelangelo Buonarroti (daí o nome do museu...), mas que nunca chegou a ser utilizada como sua residência. Foi convertida em museu e lá se encontram várias obras da fase inicial de sua carreira.
Fica na Via Ghebellin, nº 70. Aberto de 09:30 minutos as 15:00 horas. O site é www.casabuonarroti.it.
MUSEU FERRAGAMO
Eu simplesmente amo sapatos, então não podia deixar de dar uma espiadinha lá neste museu. Afinal, é o museu dos sapatos. Fica perto da Ponte Vecchio, na Via Tornbuoni, nº 2. É grátis (oba), mas só com hora marcada!!!
Era assim...
E ficou assim...
Passeamos muito por lá e nos encantamos com cada cantinho... Fizemos este roteiro em apenas dois dias e ainda arrumamos tempo para umas compritchas no Mercado Central.
Olha o carrinho que circulava por lá...
Amei o post!!! As fotos estão incríveis!!!
ResponderExcluir